Home Cursos Aconselhamento Cristão

Aconselhamento Cristão

Quando se trata do assunto do Aconselhamento Cristão, em sua definição é preciso incluir o aspecto e o fator da espiritualidade. Ele passa a ser definido como um “tratamento espiritual, que também envolve o lado psicológico e que influi diretamente na condição física”. O ministério do aconselhamento destina-se a resolver problemas de desajustes de sentimentos, emoões e comportamento. O Conselheiro Cristão crê e ensina que Jesus Cristo é a solução para todos os problemas da pessoa, mas declarar isso a alguém pode significar que quem está procurando ajuda em aconselhamento está longe de agradar a Deus. A geração de uma culpa maior ainda não é muito bem vinda em um ambiente de aconselhamento cristão. Não basta declarar para uma pessoa que se ela não tem vitória sobre suas emoções e sentimentos é porque está em pecado. Afirmar constantemente que “a Bíblia diz” também pode não oferecer segurança ao aconselhado em seus momentos de crises e dúvidas. Quem procura o aconselhamento sabe que tem problemas, sabe que está desajustado em alguma área de sua vida, entende que suas prioridades podem estar alteradas, e é por isso que está no setting de aconselhamento. Então, despejar sobre ele expectativas idealistas de cristianismo consagrado, pode aumentar seu fardo e suas angústias.

Em relação ao pecado e à vida de erros que o aconselhado possa estar vivendo, é preciso ter muita graça e muito discernimento com sabedoria para ajudar a pessoa a reconhecer o pecado e praticar os elementos básicos para resolver a questão, os quais são encontrados em princípios elementares descritos na Bíblia: “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia” (Provérbios 28.13). Confessar e abandonar pode parecer muito simples, mas, às vezes, é necessário a intervenção de um bom aconselhamento para levar a essa condição.

Contate-nos para saber mais a respeito de nossos cursos em Aconselhamento Cristão.