Home Cursos Casando Melhor

Casando Melhor

Curso para grupos de casais que querem investir em seus relacionamentos.

“Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu”. (Cantares 6.3 – NVI)

2842941601_66ef8dd667_b

APRESENTAÇÃO

O cerimonial do casamento é um importante ritual de passagem do status social de solteiro para o de casado. No entanto, por mais que o consideremos fundamental para o início da vida a dois, por si só não garante um casamento de verdade. Um casal vivencia um casamento de verdade quando o vínculo entre eles é o vinculo mais significativo que possam ter com qualquer pessoa ou situação. Um casamento assim pode ter um início marcante no altar, no entanto, somente se efetiva num processo contínuo de comprometimento e envolvimento de ambos os cônjuges com o sistema conjugal. De acordo com essa perspectiva, podemos dizer que numa cerimônia de casamento um casal não sai efetivamente casado, como se fosse um ato consumado, mas sai “casando”, ou seja, se insere num processo de vinculação que se estenderá ao longo de toda a vivência conjunta.

No processo do “casando”, o casal poderá ajustar-se de forma funcional, construir um vínculo conjugal significativo e vivenciar um amor verdadeiro e duradouro. As crises, ao invés de colocarem em risco a sobrevivência relacional, podem ser percebidas como oportunidades para o fortalecimento do vínculo conjugal. Dessa forma o casal ajusta-se numa parceria saudável e experimenta o verdadeiro sentido para a vida a dois. No entanto, por outro lado, podem ocorrer ajustes disfuncionais, em que o casal se adapta a padrões familiares desestruturantes, que podem ser ameaçadores para a vida conjunta.

A boa notícia é que mudanças sempre são possíveis, tanto para casamentos bons, que podem evoluir ainda mais, como para casamentos ruins, que podem descobrir interações mais saudáveis e evoluir também. Por isso, não importa em qual situação esteja um relacionamento sempre é possível promover um “Casando Melhor”. Nesse sentido, o curso pretende trazer uma perspectiva positiva e de esperança para a vida conjugal.

OBJETIVOS

Promover ministrações e reflexões para uma melhor percepção da vivência relacional do casal, objetivando um fortalecimento de seu vínculo e oferecer um espaço de apoio e estímulo para troca de experiências.

TEMAS

MÓDULO I

1. Casando Melhor na PARCERIA

2. Casando Melhor na CONVIVÊNCIA

3. Casando Melhor na CRIATIVIDADE

MÓDULO II

1. Casando Melhor nas FINANÇAS

2. Casando Melhor no TEMPO JUNTOS

3. Casando Melhor na SEXUALIDADE

MÓDULO III

1. Casando Melhor na COMUNICAÇÃO E DIÁLOGO

2. Casando Melhor na EDUCAÇÃO DE FILHOS I

3. Casando Melhor na EDUCAÇÃO DE FILHOS II

MÓDULO IV

1. Casando Melhor na INTIMIDADE

2. Casando Melhor no AMOR CONJUGAL

3. Casando Melhor na ESPIRITUALIDADE

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

O curso “Casando Melhor” pode ser solicitado por qualquer grupo de casais que esteja interessado na temática proposta.

O curso completo é composto por quatro módulos com três temas trabalhados em cada. A duração de cada tema é de aproximadamente três horas, entre palestra, exercícios, dinâmicas e plenária.

Cada módulo funciona em um final de semana, de sexta-feira à noite até domingo ao meio dia. Sugestão para cronograma: Abertura: sexta-feira à noite; Primeiro tema: sábado de manhã ou tarde; Segundo tema: sábado à tarde ou noite; Terceiro tema: domingo de manhã.

O intervalo entre um módulo e outro poderá ocorrer conforme houver interesse e disponibilidade de agenda (mensal, bimestral, semestral ou anual).

Os módulos podem ocorrer de forma sequencial, mas, não obrigatoriamente, pois possuem enfoques diferentes. Isso significa que uma pessoa pode participar em todos ou em qualquer um, mesmo que não tenha participado do anterior.

Também é possível solicitar apenas o módulo que contém os temas de maior interesse, sem obrigatoriamente dar sequência aos outros módulos.

Para informações sobre datas disponíveis, investimento, hospedagem, transporte e outros detalhes entre em contato conosco e envie uma mensagem para saber mais detalhes.

AUTORIA E COORDENAÇÃO

Claudio Ernani Ebert (pastor, assessor familiar, professor e palestrante)

Clarice Ebert (psicóloga (CRP08/14038), terapeuta familiar, professora e palestrante)