Home Espiritualidade

Espiritualidade

A Espiritualidade está relacionada à necessidade humana de ter propósito e sentido na vida. Ela nos permite perceber dimensões maiores da existência humana, que estão muito além do que está posto no aqui e agora, ou no que se consegue captar com os sentidos de forma imediata. A Espiritualidade é uma via imprescindível para a experiência de plenitude humana. Ela envolve a conexão e a experiência direta com Deus quando adentramos o solo sagrado da proximidade relacional com Ele. Nele encontramos o significado para a nossa existência, fortalecemos a nossa fé, nossa atitude de ousadia, autoconfiança, convicção e solidificamos a noção dos valores e crenças que norteiam nosso dia-a-dia.

Na relação com Deus vamos desenvolvendo uma postura interior de reverência, humildade, respeito por sua santidade e vontade para nossa vida. Passamos a nos conectar de tal forma com sua essência divina que ela se reflete em toda a vida exterior. Não é mais uma busca por regras e orientações vindas de fora, mas uma vivência coordenada por algo que vem de dentro. Conforme lemos em João 7.38 “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. É uma vida nova que flui de dentro para fora e se derrama aos demais numa expressão de amor e humildade, no reconhecimento da importância da cooperação e da partilha na convivência de uns para com os outros. Amando Deus amando pessoas, como Jesus ensinou Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22.37-39 – NVI). Somente por meio de uma Espiritualidade genuína é possível que “Ele (Jesus) cresça e eu diminua” (João 3.30 – NVI). E quanto mais isso acontece mais aumenta o nosso potencial para a generosidade, humildade, empatia, liberdade, respeito, igualdade, senso de justiça e mesmo na expressão da gratidão e do contentamento. Somente em Cristo encontramos a realização plena para nossa existência.

A Espiritualidade é característica essencial para o funcionamento do organismo vivo que é o Corpo de Cristo, a Igreja do Senhor Jesus, comprada pelo de Seu sangue, Sua morte e Sua ressurreição. Ou a Igreja de Cristo é espiritual, ou ela não é Igreja. Investir consciente e amorosamente no despertamento das noções e da vivência espiritual na vida dos cristãos é, pelo que observamos, não só uma necessidade, mas uma urgência nos dias atuais do cristianismo mundial. De maneira sutil e invasiva, a Igreja de Cristo vem sendo atacada com uma enxurrada de técnicas e de processos que estão afastando cada vez mais a vida cristã da simplicidade. O apóstolo Paulo, na Bíblia, já acusava essa possibilidade no primeiro século da era cristã: O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo” (2 Coríntios 11.3 – NVI).

 

Você homem, mulher, jovem, adolescente e criança, cada um, pode experimentar a vida espiritual genuína. Deus convida a todos nós para essa vida desperta e punjante.