Home Liderança Cristã

Liderança Cristã

A palavra líder é um tanto quanto jovem na história das línguas. Ela deriva do antigo germânico “lad”, que significa “caminho”. Um “ladan”, ou “líder”, era “aquele que mostrava o caminho”. Era o guia, que conduzia caminhantes de um povoado a outro. Sua principal responsabilidade, durante a caminhada, era “cuidar de todos e de cada um”. Se o “ladan” caminhasse muito rápido, os mais lentos ficariam para trás. Se caminhasse devagar, os mais apressados ficariam irritados. Cabia então a ele: (1) aprender corretamente o caminho  para saber onde estavam os obstáculos e escolher a melhor rota; (2) encontrar o ritmo mais eficiente que faria com que todos chegassem com segurança, sem desperdício de tempo ou de energia. Para isso, o “ladan” tinha de entender quais eram as limitações de cada um.[1]

 

Esse conceito de liderança se aproxima um pouco mais do conceito bíblico da gestão de pessoas. Como exemplo maior, olhamos para Jesus, autor e consumador de nossa fé. Se alguém fizer a pergunta: “Quem é o maior líder que já pisou na Terra?” Certamente, a maioria das pessoas responderia prontamente que foi Jesus. E se perguntássemos “quem foi o maior servo que já pisou na Terra”, qual seria a resposta? A maioria, imediatamente, responderia que foi Jesus. Longe de ser um contraste ou uma discrepância, esta é uma das grandes revelações que Cristo nos deixou: só é grande quem serve, só é líder quem sabe ser liderado.

 

A reflexão sobre as qualidades da Liderança e do líder cristão precisam apontar para a correta interpretação dos termos e das ações na vida da Igreja de Cristo nos dias atuais.

 

Liderança Cristã é disposição de liderar servindo e servir liderando.